terça-feira, 28 de novembro de 2006

Falava com uma amiga de longe, que me fez talvez a pergunta mais óbvia de todas neste momento: “Como é o último ano de curso? Com está a ser?”
Garanto que nunca uma pergunta me fez pensar tanto e responder tão depressa ao mesmo tempo… Assim, prontifico-me a responder a todos os interessados no assunto, de certo que quem me conhece sabe que estou no último ano de arquitectura, a completar a licenciatura e o mestrado… pois bem, devo dizer que é dos cursos mais trapaceiros que já vi na vida, em que a cada momento as pessoas, numa simples aula, encontram-se a olhar umas para as outras, questionando-se até que ponto é que a pessoa do lado lhes tirará o lugar no futuro…
Parece ridículo até aqui? … só tenho a dizer que sim…que é extremamente ridículo, principalmente viver neste meio no dia a dia.
Quero anunciar também, às pessoas que ainda não sabem, que não compito por qualquer lugar no mundo da arquitectura, no mínimo talvez competiria pelo último e nunca pelo primeiro pelas desagradáveis presenças que encontraria sistematicamente…Como tal, prefiro dizer de um modo simples e geral, que matem-se como quiserem ou quem quiserem, sejam mais baixos que o adjectivo baixo permite, mas por favor, deixem em paz quem apenas quer terminar um curso de modo digno… Não me parece que seja pedir muito …
Assim, respondo a quem me pergunta: “Como é o último ano de curso?”
Uma verdadeira batalha… uma merda onde cada um se revela da pior maneira possível e imaginária, de modo a passar à frente do parceiro do lado…
A quem está a começar, só digo: munam-se das armas mais resistentes que tenham ou conheçam, porque a questão não está em fazer 1 maqueta exemplar, mas sim em sobreviver no meio de pessoas tão vis… e não se enganem… ninguém é vosso amigo neste curso, apenas a almofada que vos vê de tempos em tempos…
28 de Novembro de 2006
Papillio

2 comentários:

Anónimo disse...

é pena estares a sentir assim as coisas, mas eu acredito q um bom arquitecto tem para mim de ser uma boa pessoa

susana ines

x a n a disse...

... ai mana, como te percebo!!
não so pelo q vejo do meu finho, mas tb pela experiência q tenh. pois tenho-te a dizer q coisas dessas nao acontecem so em cursos de arquitectura, pois tanto em Conservação & Restauro, com em Gestão sinto isso. A competitividade, o egoísmo, o sinismo são características com q tenho lidado entre colegas, mas axo q sao caracteristicas, principalmente, de mulheres. parece q têm medo q lhes tiremos o lugar, ou q possamos aprender algo mais q elas.o q é certo é q temos de saber viver com tais pessoas e acho q isso, o tempo nos vai ensinando.
Que saudades do 12º ano!!!
beijos saudosos para a minha mana, q eu adoro